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Sabe aquele embarque urgente que você solicita a cotação ao seu forwarder, mas o documento nem sempre volta completo o suficiente?
Ou então, você manda o email com todas as informações da sua carga, mesmo assim, os forwarders sempre te ligam perguntando outras informações que não estavam mencionadas?

Calma! Vamos te ajudar a resolver isso neste artigo!

Para evitar essa manobra burocrática com retornos desnecessários, aqui você entenderá como montar a cotação perfeita para que seu agente de cargas consiga trabalhar o mais direcionado possível na sua demanda e sem gaps nas cotações.

Lembre-se: Quanto mais informações seu agente de cargas tiver sobre a mercadoria que está sendo cotada, maiores são as chances da sua cotação chegar mais rápida e completa!

PREPARE A COLINHA:

Uma cotação bem feita para retornar completa, deverá conter as seguintes informações:




Endereço de Coleta (se houver):
Endereço de Entrega (se houver):
Porto de Origem:
Porto de Destino:
Mercadoria com NCM:
Tipo e tamanho do Conteiner:
Peso estimado por container:
Quantidade de containers por BL:
Incoterm:
Previsão de Embarque:
Previsão de fechamento da cotação:
Freetime demurrage e detention necessários:

**Carga IMO: Anexar ao email o MSDS e a Ficha de Segurança da carga.
***Não é impreterível, mas você pode também a Commercial Invoice da mercadoria para facilitar ainda mais as informações ao seu forwarder.

CARGAS IMO DEVEM SER COTADAS COM AINDA MAIS CUIDADO

Observe também qual tipo de carga você está cotando.
Se for carga IMO, no campo “Mercadoria” sempre mencione o número do IMO Class e NUNCA esqueça de anexar o MSDS e a ficha de segurança da carga, que devem estar em inglês, de preferência.
Os armadores precisam dessas informações para iniciar uma cotação mais complexa como as das cargas químicas e sempre que elas faltarem, os forwarders são imediatamente barrados e não conseguem seguir até que tudo esteja completo.
Caso falte esses documentos indispensáveis, você corre o risco de ter o vai e volta dos e-mails e ligações, atrasando ainda mais seu processo de cotação.

“MAS PORQUE OS ARMADORES EXIGEM AS CLASSIFICAÇÕES DO IMO E O MSDS DAS MERCADORIAS?”

Simples!

Porque centenas de mercadorias de diferentes tipos irão embarcadas no mesmo navio e a cia marítima precisa conhecer o nível de risco de cada uma para alocar de maneira segura os conteiners dentro da embarcação.

Dessa forma, uma mercadoria que é alimento será posicionada longe de um container que seja IMO e que libere gás, por exemplo.
Claro que existem também outros motivos, mas esse é um dos princípios mais básicos da logística e talvez o principal a ser considerada.

ATENÇÃO

Máquinas ou equipamentos que contenham baterias, são considerados IMO e o MSDS será referente à bateria.

“MAS A MINHA CARGA É REFRIGERADA!”

Certo!

Então seu conteiner será o tipo Reefer, por isso SEMPRE mencione a temperatura de conservação da mercadoria e se o equipamento precisa ou não de GENSET.
Exemplo: Carne Congelada (-18°)

FOODGRADE

Não é refrigerada, mas sua mercadoria é alimento e seu container é o Dry?

Tudo bem!

Provavelmente seu equipamento deverá ser o tipo “Foodgrade” e esse tratamento especial de limpeza afeta o preço final da tarifa do frete.
Portanto, fique sempre atento aos itens que você menciona nas suas solicitações de fretes marítimos.

Cada um deles tem sua função na cotação e incluir de todos só facilita primeiramente, o seu trabalho, pois você está tirando do seu fornecedor o motivo dele burocratizar ou de atrasar seu processo, inventando ligações e trocas de emails às vezes desnecessárias.

Mas, se seus e-mails de solicitações sempre são enviados completos e mesmo assim algum dos seus agentes não retorna com tudo o que você precisa e ainda fica te ligando fazendo perguntas que já foram mencionadas, então talvez seja hora de rever seu hall de fornecedores.

Afinal, o que os clientes precisam é de um atendimento que demonstre atenção aos detalhes e que resulte em um custo benefício que vale a pena ser justificado.

E VOCÊ?

No próximo post, continuaremos com os itens necessários para cotações de LCL e a importância de mencionar corretamente os detalhes das consolidações.
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Mas me conte, quais são suas dificuldades para cotar seus fretes?
Divida sua experiência conosco nos comentários.

Escrito por: Priscila Cespede – Founder na Start Up Cespede Consultoria

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