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Os embarques na modalidade LCL (Less Conteiner Loaded) – ou consolidadas marítimas – tem por característica serem menores em seu volume e por isso podem agrupar vários importadores ou exportadores dentro do mesmo container, rateando os custos geral da operação entre todos.

Essa modalidade de frete facilita e muito quando o assunto é redução de custos, pois é de longe, o menor gasto com fretes internacionais dentre todos os modais, principalmente no marítimo que costuma ser sempre a melhor opção para rotas longas no quesito custos, quando comparado com o modal aéreo, por exemplo.

No entanto, são nas solicitações de cotações que todo o processo do cliente se inicia e com isso, começa junto a contagem regressiva dos prazos para o embarque e, quaisquer entraves que comecem já nessa fase, certamente irão gerar atrasos nas contratações dos fretes.


Por isso, neste artigo vamos esclarecer como enviar uma solicitação de cotação LCL completa e que evite ao máximo aquela troca de e-mails ou de ligações – aos montes – do seu forwarder fazendo perguntas que parecem sem relevância em um primeiro momento, mas que muitas vezes travam seu processo no momento das solicitações junto aos consolidadores e cias marítimas.

9 Itens para incluir nas suas cotações LCL:

Basicamente o princípio da cotação LCL é o mesmo do FCL, porém alguns pontos diferentes merecem atenção.


Prepara a colinha:

Endereço de Coleta (se houver):
Endereço de Entrega (se houver):
Porto de Origem:
Porto de Destino:
Mercadoria com NCM: (Se for IMO, mencionar o IMO class e anexar MSDS e ficha de segurança da mercadoria)
Peso/cubagem e quantidade de pallets:
Incoterm:
Previsão de Embarque:
Previsão de fechamento da cotação

Esse item é fundamental na sua cotação de LCL

Para cotações LCLs é impreterível anexar a Commercial Invoice ao email de cotação para que o agente consolidador possa ter informações detalhadas sobre as dimensões dos pacotes, peso unitário e peso final da mercadoria.

Caso falte esse documento, sua cotação corre riscos de retornar ou chegar incompleta.

Isso porque a modalidade consolidada é completamente baseada no peso da mercadoria paletizada e quanto de espaço ela vai ocupar dentro do container, se pode ou não ser empilhada, e quanto de cubagem ela terá no final.

Cotando carga IMO para LCL?

Com relação ao IMO class, MSDS e ficha de segurança da mercadoria, nada muda do LCL com relação a uma cotação FCLe todos eles devem ser mencionados corretamente e anexados ao email da cotação.

Carga refrigerada LCL?

Para esse tipo de mercadoria não existe frete consolidado em container Reefer.
Por isso a dica é:

Se sua empresa importa ou exporta mercadorias refrigeradas ou congeladas em menores quantidades, diminua sua frequência de embarques até que tenha um volume que justifique a contratação de um container Reefer FCL, pois no mercado não existem consolidadores para cargas refrigeradas ou congeladas.

Uma outra opção é trazer via modal aéreo, porém a logística de cargas refrigeradas nesse modal é bem específica e delicada, muitas vezes sazonal, o que pode comprometer seus prazos além de ter altíssimo custo de manuseio no transporte, pois podem causar danos à mercadoria, por isso é pouco recomendado transportar alimentos refrigerados de aéreo.

Solicitação de Cotação LCL demanda atenção aos detalhes!

Esteja sempre preparado para a velocidade natural que o comércio exterior exige de todos os profissionais e quanto mais antecipado e organizado você for nas suas cotações, mais seguros estarão seus deadlines para as contratações dos seus embarques.
Porém, não fique bravo com seu agente caso ele volte te solicitando algum item específico para sua cotação.
Muitas vezes ele só conseguirá seguir e te entregar uma cotação completa se todos os requisitos da mercadoria forem mencionados ao armador.

Te ouvir nos importa!

Está se lembrando de algum item que você considera fundamental para uma cotação de frete LCL que não foi mencionado nessa lista ou quer dividir conosco sua experiência com cotações LCL?

Deixe nos comentários ou mande-nos um email!

Continue Conosco
No próximo artigo iremos dar sequência aos itens necessários para uma cotação aérea que garanta agilidade nas respostas para que seu prazo de fechamento seja respeitado à risca pelo seu agente de cargas.
 
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Escrito por: Priscila Cespede – Founder na Start Up Cespede Consultoria

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