Curtiu? Compartilhe!

Que o conhecimento de embarque marítimo pode ir fretado ou não, isso é um fato, mas quais são todas as taxas acessórias de fretes que entram no BL, você conhece e sabe as regras delas?

Free image from Freepick

Vem comigo que eu te conto!

BUNKER / BAF / EFF: Conhecido como combustível do navio e provavelmente o surcharge mais assustador e caro do comex, ele é a principal taxa acessória e que sempre acompanha o frete no BL quando o mesmo não vai “AS PER AGREEMENT”.

A taxa de combustível é em geral “VATOS”, o que quer dizer que pode sofrer alteração a qualquer momento antes ou após o embarque, sem prévio aviso do armador.

FOOD GRADE: Surcharge necessária que ocorre para limpeza de conteiner para padrão alimento. No entanto essa taxa é cobrada separadamente apenas para conteiners DRY, já que o reefer necessariamente será para essa finalidade.

PEAK SEASON: Outra taxinha fantasmagórica especialmente para importadores, uma vez que quando tudo está em alta demanda, com baixas nas ofertas e altas nas procuras por espaço e equipamento, o PSS entra como surcharge para elevar as tarifs all in e dessa forma, segurar um pouco o nível de procura. Só embarca mesmo quem realmente depende daquele material para a fábrica não parar.

GRI: General Rate Increase é um “amigo” do Peak Season, mas tendem a ocorrer em momentos diferentes do ano, em geral no começo no ano após feriado chinês e costuma também ser mais aplicado com frequência nas importações de China.

Ad Valorem: Como o nome diz, um adicional de frete sobre o valor de cargas de alto custo. O seguro de cargas quando a mesma custa acima de Mil Dólares a tonelada, pois geram pro armador uma maior responsabilidade no manuseio logístico.

HEAVY LIFT ou OVER WEIGHT: É um adicional que Acompanha o frete apenas quando a carga é mais pesada do que a capacidade do contêiner. Pode ser cobrada um único valor total e fechado para as toneladas excedidas, ou então, cobrada por tonelada. Depende de cada armador.

EXTRA LENGHT CHARGE: É irmã do heavy lift, mas para dimensões se aplica quando a carga é maior do que o tamanho do contêiner. Normalmente ocorrem em casos out gauge para cargas acomodadas em contêiner Open Top.

PORT CONGESTION SURCHARGE: Taxa que os armadores aplicam como adicional de frete quando há congestionamento nos terminais daquele porto e geram atrasos de atracação.

WAR RISK ou WAR SURCHARGE:  Sobretaxa de frete para rotas de conflitos de guerra eventuais ou permanentes, como oriente Médio, Venezuela, entre outras, em que o navio, tripulação ou conteiners podem sofrer prejuízos por ataques militares ou civis.

EMERGENCY RISK: Se aplica em rotas perigosas com grandes probabilidades de ataques piratas, por exemplo India x Angola.

CURRENCY ADJUSTMENT FACTORY: É a surcharge que acompanha o frete no BL em casos de alteração cambial para cobrir a alteração de moedas.

CONCLUSÃO

Cuphead: o jogo impossível
Cuphead. O jogo mais difícil do mundo.

Lembrando que uma ou mais taxas que lemos podem ser adicionadas ao frete, dependendo da rota, pode-se encontrar até 5 delas.

O que vai valer é sua negociação com seu agente de cargas na hora de decidir o fechamento. Se elas estarão todas somadas ao frete como um all in e constar apenas 1 tarifa, ou se irão todas descritas no BL.

Ou ainda quem sabe, lançar apenas o famoso “Freight as per agrément”.

Essa é uma decisão a ser tomada que pode fazer muita diferença nos impostos incidentes do seu conhecimento de embarque.

Texto escrito por Priscila Cespede e publicado anteriormente também no blog da Intermodal South America.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar Mensagem
Olá! Posso te ajudar?
Olá! Posso te ajudar?