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Créditos à imagem: Hapag Lloyd / Joc . Com https://www.joc.com/maritime-news/container-lines/hapag-lloyd/hapag-lloyd%E2%80%99s-reefers-bear-tracking-devices_20190604.html

Nesse segundo artigo da série sobre Containers NOR aqui no blog da Cespede Consultoria, vou explicar um pouco mais alguns detalhes importantes sobre as peculiaridades de se embarcar em contêiner NOR para importar seus produtos.
Vimos no primeiro texto dessa série quais as vantagens de usar esse equipamento desligado, mas também comentei um pouco sobre algumas mercadorias proibidas de serem transportadas.

No comex chamamos os contêiners reefers que vem desligados, carinhosamente de “NOR”.

Peculiaridades do Conteiner NOR

Todo mundo sabe que ele tem uma menor capacidade de carregamento e muitas restrições,  frete em média de 40% mais baixo do que um “DRY”, mas mesmo assim percebo que a maioria dos clientes sentem algum tipo de receio ou de medo de fazerem suas importações num NOR, tanto que nem consideram se quer cotar um!
O que é um desperdício!
Mas tudo bem, vou te ajudar a desmistificar essa “pequena grande caixinha” com uma camada interna de isolamento térmico de poliuretano e revestida de aço.

Creditos à imagem: Hapag Lloyd – https://www.hapag-lloyd.com/en/news-insights/insights/2018/01/monthly-quiz–how-much-do-you-know-about-reefer-technologies-.html

Conteiner NOR: Menor capacidade de carregamento interno

O isolamento térmico desse equipamento é exatamente o responsável por fazer dele “complicado e perfeitinho”, uma vez que essa estrutura interna é o que o permite se manter ligado até baixíssimas temperaturas, mas que desligado, diminui a capacidade interna de cargas.
Enquanto um DRY carrega até 27 tons de cargas secas, o NOR chega no máximo a 22 tons, podendo apenas ser o utilizado o de 40 pés, já que o de 20 pés (reefer) é escasso no mercado.

Mas quem se importa em perder 9cbm’s de espaço quando se tem uma mercadoria de 20 tons para carregar da China para cá e ainda ter uma redução considerável no frete?

Cargas Proibidas no Conteiner NOR

Considerando que o NOR é originalmente uma geladeira, não se pode guardar qualquer coisa dentro dela para não pegar cheiro, gosto e nem comprometer os alimentos que serão armazenados dentro dela, certo?
Por isso alguns tipos de mercadorias apenas são aceitos nesse transporte, justamente para não comprometer o isolamento térmico , não danificar o equipamento e menos ainda correr o risco de um derramamento de um produto químico que possa contaminar seu interior a ponto de perder o equipamento , já que o reparo do NOR/Reefer é sempre mais caro.

As cargas proibidas no NOR são;

Produtos químicos perigosos ou não;
Borracha;
Produtos de limpeza, fertilizantes e afins;
Maquinário e equipamentos pesados com ou sem bateria.

E todas as cargas consideradas pesadas, com cheiro, risco ou que liberem substâncias que podem deixar rastros que impregnem os próximos alimentos a serem transportados.

Em geral os queridinhos para entrar no NOR são:

Vidros, cargas de utensílios domésticos, tecidos e seus derivados, entre outras cargas gerais menos densas e inodoras.

Créditos à imagem Maersk Line – https://br.pinterest.com/pin/233976143116661621/?nic_v2=1a4lzqTuY

Para você que está considerando embarcar em Contêiner NOR

Caso sua mercadoria seja uma das citadas acima dentro das permitidas, meu conselho é que você faça um estudo para esse tipo de embarque e considere formalmente carregar em NOR.
As vantagens são inúmeras, principalmente se você se lembrar do quesito de que é muito mais fácil conseguir um reefer vazio na origem (China) do que um Dry, além do que , as chances de um NOR ser rolado também são menores, pois todos os logísticos sempre dão preferência para reposicionar esse tipo de equipamento, especialmente a China, uma vez que a falta de reefer no Brasil pode comprometer o abastecimento de alimentos para eles, então, por questões de interesse, os NOR costumam ter seus embarques garantidos para as importações para o Brasil.

Conhece alguém que precisa saber disso?

Então compartilhe em suas redes!
E claro, eu gostaria muito de conhecer sua opinião e suas dúvidas sobre o assunto.

Não Esqueça!

A Cespede Consultoria está pronta para te ajudar com uma assessoria logística completa e indicar não apenas as melhores tarifas e os melhores agentes de cargas, como tem soluções inovadoras e responsáveis para sua logística inernacional.

Escrito por Priscila Cespede – Founder da Cespede Consultoria

#agentecotapravc

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