Curtiu? Compartilhe!

Desvendando como comprar e vender fretes sem ser agente de cargas.

Em Março desse ano, tive o prazer de ser convidada para participar do Papo Com Especialista, um quadro do Canal Comex Fácil e ali, discutimos visões sobre a logística de forma bem descontraída.

Thiago Pagano (Canal ComexFácil): “Quando foi o momento do seu start em trabalhar sozinha, desenvolver suas regras e começar do zero seu trabalho com Consultoria em Logística?”

Eu sou fruto total da pandemia.

No dia 16 de março de 2021 fui demitida do agente de cargas no qual trabalhava e naquela semana tudo começou a entrar em isolamento e muitas empresas iniciaram demissões em massa e por um tempo, parecia que ninguém ia mais contratar, foi aonde lembrei que tinha uma carteira de clientes muito ativa e com um bom networking e comecei a contatar esses clientes e avisando da minha saída do agente mas também me colocando à disposição para novos negócios.

Ou seja: primeiro eu fiz as vendas e garanti que elas eram firmes e depois com elas em mãos, busquei parceiros que quisessem essas vendas prontas e claro, eles aprovavam pois queriam os embarques, afinal, era uma vendedora freela que não custava nada para a empresa e ainda trazia lucros e receitas.

A partir desse início foi onde fui desenvolvendo meu instinto profissional solitária””, criei minhas próprias regras, como eu gostaria de ser vista e reconhecida pelo mercado, que posicionamento eu teria, que tipos de parceiros eram saudáveis e que características e culturas internas eles deveriam ter que agregasse na minha própria cultura e no meu formato de produtos para os meus serviços.

Deixei de ser a escolhida pelas empresas para me tornar aquela que escolhe.

E assim, fui encarar o mundo corporativo sozinha e foi sem dúvidas, a melhor coisa que fiz pela minha vida.

Thiago (Canal ComexFácil): “Como conquistar um cliente novo?”

Essa é a pergunta que mais define meu modelo de negócio e minha jornada comercial.

Trabalhando no agenciamento a rotina tradicional é sempre de prospecções por telefone e depois reuniões e por aí vai e, por mais que eu domine esse modelo comercial B2B com certa facilidade, eu realmente nunca gostei dele.

E quando eu percebi que eu não sou um agente de cargas, o que fiz questão de não aproveitar do agenciamento, foi justamente a prospecção por telefone.

Esse era meu diferencial comercial que combinava comigo, que eu acredito e apostei nisso.

A partir dos clientes que eu já tinha que vieram sim de prospecções de ligações anteriores e que naturalmente foram gerando também indicações e com meu circuito funcionando, quando me estabilizei na consultoria foi quando comecei a utilizar as redes sociais para me posicionar, desenvolvi minha página pessoal e a comercial do Linkedin, criei um blog no site da Cespede Consultoria e assim, fui descobrindo como utilizar essas ferramentas a meu favor.

A pandemia trouxe essa realidade de usar a internet como ferramenta de trabalho e eu absorvo isso em 100% do meu dia nas prospecções.

Thiago Pagano (Canal ComexFácil): “Você acredita que o comércio exterior brasileiro possa evoluir? O que você acredita que dá para melhorar?”

Eu acredito que o comércio exterior sempre vai ser infinito. Ele não vai parar. Nunca!

A própria pandemia trouxe essa realidade quando todo mundo se fechou em casa e o quanto de comércio exterior dá para ser feito através do celular, computador e uma internet.

Milhares de pequenos produtores se tornaram exportadores e ganharam o mundo mesmo que em pequenos volumes, mas conseguiram!

Muitos profissionais de comex começaram a trabalhar sozinhos e foram desenvolvendo novos modelos mais modernos de trabalho e saíram do formato engessado do mundo corporativo.

As coisas se transformaram e todo mundo se adaptou.

Por isso eu digo que eu acredito no comex e ele nunca vai parar de evoluir, de mudar ou nem de crescer.

Ainda tem mais bate papo! Quer ver?
Assista entrevista na íntegra e deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar Mensagem
Olá! Posso te ajudar?
Olá! Posso te ajudar?