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Você importador, precisa trazer sua mercadoria e contrata um agente de cargas para isso.

Mas você sabe quantos players estão envolvidos nessa operação?

Imagine que você precisa importar 1*40HC de Shanghai x Santos considerando o Incoterm EXW (ou seja, tudo por sua conta).

Você pede a cotação para o seu agente de cargas, ele por sua vez, vai contatar o agente parceiro dele na China, que vai subcontratar uma transportadora, um despachante local e finalmente te passar um frete com o armador.

Quando o conteiner chega no Brasil, teremos o seu despachante e a sua transportadora também.

Então para uma operação dessas temos os seguintes players:

Transportadora terrestre na origem,

Despachante na origem,

Agente de Cargas na origem,

Terminal na Origem;

Armador,

Agente de Cargas no destino,

Terminal no destino,

Despachante no destino,

Transportadora terrestre no destino

Muitas vezes, são empresas independentes que trabalham em parceria para que a logística funcione.

Mas e quando não acontece essa parceria?

Isso mesmo… começa o eita atrás de eita e todo dia vira sexta feira 13 no comex.

Hora de acelerar o navio

Quando o armador libera o booking, temos um deadline a cumprir na origem

A transportadora e o shipper tem que estar alinhados quanto a estufagem do conteiner e entrega do cheio no terminal para embarque em tempo.

O despachante na origem faz a liberação aduaneira antes do deadline do armador.

Quando tudo isso está dentro da programação correta, o seu agente de cargas aqui no Brasil já está trabalhando junto com o armador e irá te informando sobre a chegada da carga no porto de Santos.

Ele (o agente de cargas) é quem tem que fazer um follow up assertivo para ter as informações correspondentes aos armadores, como omissões e atrasos dos navios e transbordos com antecedência para você já se programar financeiramente e com prazos.

Não aceitamos canal vermelho em nossas operações

Quando a carga chega em Santos, é seu despachante quem entra com a liberação junto a alfandega para nacionalizar sua mercadoria, pois até então, ela é uma mercadoria Chinesa, certo?

Certo!

Nesta hora o despachante e o agente de cargas aqui do Brasil tem que trabalhar alinhados para que o Siscarga seja desbloqueado sem atrasos, isso inclui algumas burocracias a cumprir.

Uma delas é o Termo de Devolução de Conteiner, por exemplo, que é um documento em que o importador deve assinar comprovando estar ciente da responsabilidade de estar em posse do equipamento até sua devolução, incluindo dias excedidos do freetime e assim, excluindo o agente de cargas da responsabilidade de pagamentos de demurrages, caso ocorra.

Armador e agente de cargas dificilmente avançam para o próximo passo sem que o Termo de Container seja devidamente entregue assinado pelo importador ou seu procurador Legal.

E a negociação de armazenagem com o terminal, pode ser feito por você, importador, ou alguns players como o despachante, o agente de carga e nós da Cespede Consultoria.

Sua carga urgente chegou!!!

Depois da carga liberada pela alfandega, agora é sua vez de estar alinhado com a transportadora e ambos precisam trabalhar juntos (e shalow now) em relação a emissão da nota para conseguir janela para retirar o conteiner do terminal, evitando assim que o período de armazenagem ultrapasse seu período e consequentemente, os dias de freetime.

Mas para sua sorte, a Cespede Consultoria é justamente a centralizadora de todos esses players por você, o que não só facilita sua rotina operacional, como evita desgastes, conflitos e diminui os riscos operacionais em mais de 90% dos casos, já que seu departamento fica livre para resolver outros assuntos internos e fica recebendo os informativos dos acontecimentos do processo no piloto automático.

Mas e sua armazenagem? Quão negociada ela está?

Cada cliente tem uma armazenagem diferente, muitos nem possuem negociações nos terminais alfandegados e utilizam o contrato do próprio armador, o que faz com que a passagem dos seus conteiners entrem para a tabela mais cara e seus custos nessa etapa sejam mais caros do que toda a operação.

Por exemplo:

As negociações padrão nos terminais em Santos de hoje estão em torno de 10 dias para primeiro período, 0.60% sobre o valor CIF de ATÉ 100 Mil Reais, não tem transporte rodoviário incluso até sua planta e também não incluem devolução do vazio.

Isso causa não apenas muitos estragos porque nem sempre 10 dias dá para liberar a carga, entregar na planta e devolver o vazio, como também:

Compromete esse prazo de 10 dias, o que faz automaticamente você cair em excessos de diária de terminal;
Te obriga a contratar à parte um transporte rodoviário para buscar seu equipamento no terminal, entregar na sua porta, desovar e voltar pro porto com ele vazio;
Se o custo CIF da sua mercadoria for mais de 100 Mil Reais, você automaticamente sai da porcentagem padrão e paga uma porcentagem mais cara, de acordo com o valor final do seu CIF.

ÓH! E agora? Quem poderá nos defender?

Veja com seus próprios olhos as vantagens que a armazenagem da Cespede Consultoria pode te oferecer:

Primeiro período de 15 dias;
Transporte rodoviário nacional de entrega com desova + devolução do vazio incluso;
Custo por container fixado, sem CIF máximo (se sua mercadoria tiver um CIF ACIMA de 100 Mi Reais, tudo bem, o valor de armazenagem não irá mudar);

Movimentações inclusas;

Terminais habilitados para receber e armazenar todo tipo de mercadoria, inclusive as de IMO classe 10 e refrigeradas;

Taxa IMO por container mais competitiva do mercado;

Festival da Boa Vizinhança

Se o seu despachante, agente de cargas e transportadora trabalharem alinhados e em forte parceria em prol do bem da sua operação, acredite, o seu embarque será feito em tempo recorde e a Cespede Consultoria está aqui para te ajudar não apenas te oferecendo agentes de cargas certificados internacionalmente ou comprando fretes para seu departamento da maneira correta, mas também cuidando dos pormenores da sua operação junto a todos os players envolvidos na sua operação e que você nem sabe que é possível ser feito!

Sabe quem contribui com esse texto mara?

Esse texto foi escrito e cedido por Jaqueline Volpe que coordena embarques de agenciamento como uma verdadeira mestra e também escreve posts sobre logística no Linkedin que só agregam no dia a dia do comex.

Quase uma Top Voice!

#contapragente o que você achou do tema da Jaque no blog do #agentecotapravc

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E O Siscoserv Caiu!!!

16 de março de 2021

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